Existe um consenso por parte de pesquisadores em Educação Matemática
sobre a importância da História da Matemática no ensino de Matemática. O
uso da História da Matemática em sala de aula, também, é indicado nos
documentos oficiais, tais como nas Orientações Curriculares para o
Ensino Médio. Entretanto, algumas pesquisas indicam que a História da
Matemática tem sido pouco utilizada em sala de aula neste nível de
ensino. Nesse sentido, realizamos uma investigação com objetivo
de analisar as compreensões dos professores de Matemática do
Ensino Médio que atuam nas escolas públicas do município de Itajubá/MG
acerca da utilização da História da Matemática para o ensino desta
disciplina. Dez docentes entendem que a História da Matemática deve ser
introduzida em sala de aula com o objetivo de apresentar curiosidades e
de motivar os estudantes. A forma mais utilizada por eles para a
introdução da História da Matemática em suas aulas é por meio da
apresentação de informações históricas, em especial, no início do
conteúdo que será trabalhado. Destacamos que apenas dois professores
conhecem materiais específicos relacionados à História da Matemática, os
outros materiais utilizados para as aulas que abordam
a História da Matemática são os livros didáticos e materiais de
divulgação científica. Os resultados indicam que apesar do crescimento
de trabalhos e pesquisas sobre História da Matemática, e do fato da
maioria destes docentes terem tido contato com a História da Matemática
em sua formação, a introdução de elementos da História da Matemática em
sala de aula ainda é pouco vista como uma possibilidade de auxiliar a
aprendizagem de conteúdos matemáticos. Com relação às dificuldades
apontadas pelos professores para a inclusão da História da Matemática
nas aulas de Matemática estão a falta de tempo, a falta de interesse dos
alunos e a falta de conhecimento acerca de materiais disponíveis e de
formas de abordar este tema. Neste sentido, os docentes indicam para que
haja um aumento da utilização da História da Matemática em sala de aula
na Educação básica é necessário que haja um aumento da abordagem da
História da Matemática e de suas potencialidades no ensino nos
cursos de formação inicial e continuada de professores.
https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/764
Nenhum comentário:
Postar um comentário