A utilização da História da Matemática (HM) no processo de ensino e
aprendizagem da Matemática tem sido apontada por diversos autores e
também pelos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC). Nesse
sentido, nos propomos a analisar a presença da HM nas seis coleções de
livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD
2015. Para atingirmos este objetivo, buscamos identificar os conteúdos
matemáticos que são trabalhados utilizando a HM; identificar as menções à
HM e mapeá-las com relação ao seu formato (exposição didática, estilo e
posicionamento no texto); e analisar as funções didáticas desempenhadas
pela HM nestes livros didáticos. Para a análise das funções didáticas,
elaboramos quatro agrupamentos, a saber: “HM e estratégia didática”; “HM
e a elucidação dos porquês”; “HM e a elucidação do para que?” e “HM e
formação cultural geral”. No agrupamento denominado “HM e estratégia
didática” a HM desempenha o papel de possibilitar ao aluno desenvolver
algum raciocínio matemático. No agrupamento denominado “HM e a
elucidação dos porquês” a HM desempenha o papel de apresentar como foram
desenvolvidos, em que circunstâncias e por que foram elaborados certos
conhecimentos matemáticos. No agrupamento denominado “HM e a elucidação
do para que?” a HM desempenha o papel de apresentar ao aluno uma
aplicação, ao longo do tempo, ou em um período específico, de
conhecimentos matemáticos. Já no agrupamento denominado “HM e formação
cultural geral” a HM desempenha o papel de propiciar uma formação de
cunho mais geral. Neste agrupamento estão reunidas as menções que
tratam, em sua maioria, de informações sobre personagens ligados à
Matemática. A partir da nossa análise, identificamos que pouco mais da
metade das menções à HM identificadas nos livros didáticos analisados
estão desempenhando a função “HM e formação cultural geral”, que a nosso
ver, é a função menos interessante do ponto de vista da compreensão de
conteúdos ou conceitos matemáticos. Já a função “HM e estratégia
didática” foi identificada em uma pequena parcela de menções. Esta
função deveria ser mais explorada, visto que desempenha o papel de
proporcionar ao aluno o desenvolvimento de algum raciocínio matemático,
levando-o à compreensão do conteúdo ou conceito matemático. As outras
duas funções, “HM e a elucidação dos porquês”; “HM e a elucidação do
para que?”, juntas, representam um terço do total de menções. Estas duas
menções também deveriam ser mais exploradas, visto que, de acordo com
nossas análises, contribuem para uma mudança de percepção em relação à
Matemática. Estas possibilitam a desmistificação da Matemática como uma
ciência isolada e acabada, à medida que mostram a Matemática como
ciência em desenvolvimento e, também, as motivações e aplicações, ao
longo do tempo, de conceitos matemáticos.
Esse blog tem por objetivo armazenar em um único ambiente o maior número possível de informações sobre o tema História da Matemática (HM). Apresentaremos aqui dissertações, teses, artigos, livros, vídeos e eventos relacionados a essa temática.
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