TÍTULO: Três Estudos Sobre História e Educação Matemática (1993)
RESUMO:
Os "Três Estudos Sobre História e Educação Matemática" tomam como objetivo de investigação o problema da relação entre a história, e mais particularmente a história da matemática, e a Educação Matemática. Eles tem o propósito de explicitar e fundamentar três pontos de vista pessoais a respeito de três possíveis forma dessa relação se manifestar.
Uma primeira forma diz respeito às possibilidades de se recorrer à história como recurso pedagógico adicional, isto é, como um meio potencialmente rico para se promover o ensino-aprendizagem da matemática. O objetivo do primeiro estudo é de resgatar a própria história dessa forma de relação através do levantamento, detalhamento e análise dos diferentes papéis pedagógicos atribuídos à história por matemáticos, historiadores da matemática e educadores matemáticos que, de modo direto ou indireto, acabam expressando suas posições em relação e essa questão.
Mas se o primeiro estudo preocupa-se com a importância da história na Educação Matemática, o segundo aponta a necessidade de um resgate da Educação Matemática na história . É essa uma segunda forma em que se pode manifestar o problema da relação entre história e Educação Matemática. Trata-se agora de recorrer à história e à filosofia da Matemática e da Educação ma tentativa de reconstruir os paradigmas de Educação Matemática na história. A análise a que foram submetidos os textos básicos desse estudo revelou a existência dos oito seguintes paradigmas da Educação Matemática: o Paradigma do Formalismo Pedagógico Clássico, o Paradigma do Formalismo Pedagógico Enciclopédico, o Paradigma do Ativismo Pedagógico, o Paradigma do Formalismo Pedagógico Estrutural, o Paradigma do Falibilismo Pedagógico, o Paradigma Cultural e o Paradigma Histórico. Tendo em vista, porém, a amplitude e complexidade desse empreendimento, o segundo Estudo toma como objeto de investigação apenas o modo como se constituiu o Paradigma do Formalismo Pedagógico Clássico, à luz das quatro seguintes categorias de análise: a concepção da matemática subjacente ao paradigma, a concepção dos fins da Educação Matemática e dos valores a serem por ela promovidos, a concepção do modo como o aprendiz tem acesso ao conhecimento matemática e a concepção do método de ensino da matemática.
Finalmente, o terceiro Estudo que constitui-se numa proposta fundamentada referente a um terceiro modo da história relacionar-se com a Educação Matemática - tem o propósito de apresentar e discutir um estudo histórico-pedagógico-temático sobre os números irracionais. Trata-se agora de mostrar como a história pode operar em um nível temático bastante específico da matemática e revelar todo o seu potencial cultural, humano e educativo mais amplo.
LINK: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000069861
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